Seguidores

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O AR QUE EU RESPIRO


A manutenção da qualidade do ar atmosférico é condição assencial ao desenvolvimento saudável dos processos vitais, podendo dizer que o ar poluído não resulta em equilíbrio ecológico, pois não apresenta características essenciais ao ecossistema. Nesse contexto, não há tabém qualidade de vida, pois as alterações dos padrões normais fere a vida biológica na qual o homem também vive, trazendo patologis indesejadas.
A contaminação do ar atmosférico tem provocado degradações sistêmicas, pois os poluentes lançados na atmosféra por nossas indústrias contaminam os ecossistemas e iliminam ou restringem a continuidade da vida marinha, vegetal ou animal, um bom ex: é o da Shel.
A base da Shel, em 2000 ou 2002, na vila Carioca funcionava desde a década de 40 e, ao longo do tempo, segundo dados da Cetesb: Compania Ambiental do Estado de São Paulo, que constam da denúncia, contaminou o ar as águas subterrâneas e o solo ao aterrar compostos tóxicos, como a borracha oleosa e resíduos de pesticida.
O Brasil tem Leis, Legislação das melhores do mundo, só falta a boa vontade dos orgãos competentes em aplica-las.
Ex: nossa constituição federal no Art. 225 dedica uma página inteira ao meio ambiente ( e diz um meio ambiente equilibrado é um direito de todos) e ainda o Art. 23 VI, que fala que é competência da União, dos Estados e Municípios e também do distrito Federal proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
Temos a Lei Nº 6,938/81 que dispõe sobre politica nacional de meio ambiemte, Resolução CONAMA Nº 018/86 que institui o programa de controle de poluição do ar por veículos automotores.
Leis 6.803/80, 8.723/93, o Decreto Lei Nº 227/67 que fala da mineração, a Lei 6.905/98 Lei dos crimes contra o meio ambiente, entre outras.
A poluição do ar ( atmosférico ), Não é um processo recente e nem de inteira responsabilidade do homem, tendo a sua própria natureza se encarregando, durante milhares de anos participando ativamente deste processo, com lançamento de gases e materiais particulado, originários de atividades vulcânicas, fontes naturais, tempestades entre outras.
Eu conheço parte da capitais brasileiras, Rio de Janeiro, Sao Paulo e outras tantas, vivo no Estado do Rio, em uma cidade de 500mil habitantes e é a maior cidade do interior do Estado e a décima maior do interior do Brasil. É também o município com maior extensão territorial do estado, com uma área de 4.031,910Km2. Ainda pouco poluida, o clima é tropical e com temperaturas media de 22.7ºC e com o generoso rio Paraíba do Sul, terra de aluvião, a planície goytacá encanta com sua flora e fauna, varrida pelo vento noroeste.Os campos dos goytacazes se estende até o Oceano Atlântico, possui lindas praias desertas, com ondas grandes e é frequentada geralmente por surfistas e pela população. Ainda da para respirar. Aqui estamos a 286Km da Capital, lá não é tão poluido se comparermos com São Paulo Capital, onde os olhos lacrimejam, a boca fica seca é sufocante.
Das regióes metropolitanas existentes no Brasil, o Rio de Janeiro é a que apresenta a segunda maior densidade demografica, com aproximadamente 1.900hab/Km2, é a de maior grau de urbanização, 99,31% e responsável pele geração de cerca de 80% da renda interna do Estado e de 13% da do Brasil.
A Capital possui a sengunda maior frota do país, e de indústrias e fontes emissoras de poluentes, apresenta um sistema de circulação atmosférica bem complexa, é eficiente em varios pontos da cidade, pois combina os efeitos da brisa com as canalizações proporcionadas pela topografia local, o fato desviou as atenções dos administradores públicos e da sociedade em geral. Na verdade é que mesmo com todos os arranjos da natureza, o Rio de Janeiro continua poluindo. O ar que eu respiro me faz esquecer que existem poluentes, pois trabalho nas prias e lagoas, restinga e um pouco de mata atlântica e lindos manguezais.( texto modificado em 24/09/2009)