Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia em Realengo RJ


Helicópteros da Policia Civil resgatando os feridos
 É uma verdadeira barbaridade a crueldade desse animal, (Wellington Menezes de Oliveira de 24 anos).

O Instituto Médico-Legal identificou dez corpos e voltou a corrigir o número total para 11 de crianças mortas por um atirador dentro de uma escola em Realengo, zona oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira, dia 07/04/2011 Por causa do ataque na capital fluminense, o governador Sérgio Cabral decretou luto de sete dias no Estado. A medida foi anunciada após Cabral comparecer à Escola Municipal Tasso Silveira. O governador afirmou em coletiva que professores, funcionários e os 400 alunos da instituição estão recebendo assistência psicológica.
Mais cedo, o diretor de Polícia Técnica e Científica do Estado, Sérgio da Costa Henrique, havia dito que havia 12 corpos de adolescentes - sendo que apenas um é de menino - no local e que um 13º ainda seria levado do Hospital de Saracuruna. A Polícia Civil, no entanto, baixou mais uma vez o número total de vítimas assassinadas.
Veja a lista parcial de vítimas:
- Bianca Rocha Tavares, de 13 anos
- Jessica Guedes Pereira, sem identificação de idade
- Karina Chagas de Oliveira, de 14 anos
- Larissa dos Santos Atanásio, sem identificação de idade
- Larissa Silva Martins, de 13 anos
- Luiza Paula da Silveira, de 14 anos
- Mariana Rocha de Souza, de 12 anos
- Milena dos Santos Nascimento, de 14 anos
- Rafael Pereira da Silva, de 14 anos
Atualizado às 19:00Hs

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Movimento Nossa São João da Barra


Pontal Atafona, São João da Barra RJ 06/04/2011
 Divulgação da terceira reunião do Movimento Nossa São João da Barra

São João da Barra, 06 de abril de 2011.
Prezado amigo,
Queremos convidá-lo para a primeira reunião do Movimento Nossa São João da Barra, depois da escolha de seu Comitê Implantador e de sua Executiva. A reunião é aberta e tem como objetivo o planejamento das intervenções sociais na II Conferência Local de Controle Social cujo tema é Discutindo as Políticas Compensatórias do Complexo do Açu. A pauta proposta é a seguinte:
i) Integração dos novos participantes;
ii) Informes;
iii) Apresentação de diagnósticos&propostas para a II CLCS, segundo os temas previamente indicados;
iv) Definição de data e local para a realização da conferência;
v) Definição e distribuição de tarefas para os membros;
vi) Assuntos gerais. A reunião será realizada na sexta feira, dia 08 de abril de 2011, as 17:00 no auditório do Clube União dos Operários, no centro de São João da Barra. A sua presença é muito importante, venha participar desse esforço que poderá mudar os rumos de nossa cidade.
Um forte abraço,
Comitê Executivo do Movimento Nossa São João da Barra
Fonte: hgl1964@gmail.com; Professor Hamilton Garcia

terça-feira, 5 de abril de 2011

"Belo Monte de VERGONA é o Brasil"

OEA pede que Brasil suspenda Belo Monte, e governo se diz 'perplexo'
Só nossos "governantes" Não enxergam isso, o mundo inteiro sabe o que o próprio brasileiro ignora, essa usina de Belo Monte é uma fonte de roubo, de desvio de verbas, Belo Monte no rio Xingu PA é uma verdadeira vergonha, de país emergente a um país sem vergonha.
Arturo C. Gonzalez

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tubalhau, um Contrassenso em Fernando de Noronha

Artigo de Protesto: Por Marcelo Szpilman *
Provocado por um e-mail revoltado da Ana Flavia Pantalena, associada do Projeto Tubarões no Brasil, resolvi expor o fato e compactuar com sua indignação.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é uma região especial, um paraíso brasileiro com o título de Patrimônio Mundial Natural concedido pela UNESCO. Dividido em duas unidades de conservação, um Parque Nacional Marinho e uma Área de Proteção Ambiental, Fernando de Noronha é um dos poucos lugares no Brasil onde todos os turistas pagam uma Taxa de Preservação Ambiental. Tudo isso para assegurar a proteção e preservação das espécies vegetais e animais, terrestres e marinhas. E, obviamente, os tubarões estão entre os animais marinhos mais famosos e requisitados de Noronha.
Tendo isso em mente, é possível, entre diversas outras atrações da ilha, passear de lancha com fundo transparente ou ser rebocado com o planasub, com o objetivo de ver tubarões, e assistir palestras educativas sobre esses curiosos animais. Além disso, pode-se conhecer o Museu do Tubarão, que apresenta suas estruturas, hábitos e características e está localizado numa enseada onde pequenos tubarões podem ser observados nos horários de maré cheia. Para completar o passeio, uma lojinha vende suvenires onde o tema principal não poderia ser outro senão o tubarão. Tudo muito interessante e operado pelo mesmo grupo responsável pelo restaurante (ao lado do museu) cuja especialidade é o Tubalhau, um bolinho de carne de tubarão salgada. O cardápio traz também a Tubalhoada e o Tuba Burger.
Ainda que eles aleguem que a carne do tubarão venha de fora da ilha, apesar da grande placa que anuncia o tubalhau como sendo o “bacalhau” de Fernando de Noronha dizer o contrário __ “pescado e processado artesanalmente em Fernando de Noronha”__, é um enorme contrassenso. As mesmas pessoas que proporcionam e incentivam o conhecimento e a desmitificação dos tubarões, e que tocam operações dependentes de sua existência (e sobrevivência), são as mesmas que proporcionam e incentivam o consumo dos tubarões.
É importante esclarecer que não há proibição legal para pescar e consumir tubarões. E a questão aqui tratada não é sobre posicionamento a favor ou contra. A questão é sobre oportunismo. As operações de esclarecimento e aproximação dos tubarões, que deveriam objetivar sua proteção e conservação nas águas de Fernando de Noronha, nada mais são do que chamarizes que conluem para um negócio que tem nos consumidores desavisados seu grande público.
Proteger os tubarões é proteger a vida, é proteger a nós mesmos!
Participe do ABAIXO-ASSINADO CONTRA O FINNING
Já passamos de 6.200 assinaturas, mas precisamos da sua ajuda para chegar a 10 mil. Envolva-se!
Assine acessando o link http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N5037
Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA)
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
Apoio FUN DIVE
*Marcelo Szpilman, Biólogo Marinho formado pela UFRJ, com Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros GUIA AQUALUNG DE PEIXES, AQUALUNG GUIDE TO FISHES, SERES MARINHOS PERIGOSOS, PEIXES MARINHOS DO BRASIL, e TUBARÕES NO BRASIL, e de várias matérias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo do Instituto. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA) e membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).
Fonte: Site: http://www.institutoaqualung.com.br

sexta-feira, 25 de março de 2011

REPELENTE CASEIRO CONTRA A DENGUE

Estou repassando, por entender tratar-se de uma solução fácil:
para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas....
Se for possível, repassem.
Senhores, volto a insistir, com tanta chuva, está sendo impossível
controlar poças d'agua e criadouros, como sabem.
Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo.
Este repelente caseiro, ingredientes de grande disponibilidade, fácil de
preparar em casa, de agradável aroma,econômico.
Em contato com pessoas, tenho notado que não se protegem, estão reclamando que crianças estão cheias de picadas.
Tenho distribuído frascos como amostra, todos estão aderindo.
Já distribuí 500 frascos e continuo.
Mas, sou sozinha, trabalhando com recursos próprios, devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger.
Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente (numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente.
Protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação.
Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda?
DENGUE I:
FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.
A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.
Não forneça sangue para o aedes aegypti!
Ioshiko Nobukuni
sobrevivente da dengue hemorrágica
Fonte E-mail da Sandra Pinheiro

quarta-feira, 23 de março de 2011

Planeta Água


Lagoa de Quipari 22/03/2011
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água.
Fonte Google
Composição: Guilherme Arantes

quinta-feira, 17 de março de 2011

São João da Barra, 16 de março de 2011.


Praia de Quipari, Porto do Açu 16/03/2011

 Prezado amigo,
Como desdobramento da I Conferência Local de Controle Social, realizada em 24 de fevereiro de 2011, no auditório do Clube União dos Operários, momento em que aproveitamos para conhecer experiências importantes em diversas cidades do Brasil, queremos convidá-lo para a segunda reunião que formará o Comitê Implantador do Movimento Nossa São João da Barra. Relembramos que tal iniciativa, sem vinculação partidária, tem por objetivo incentivar a população a uma maior participação nas questões relevantes da sociedade, de forma que políticas públicas de qualidade possam ser implementadas, refletindo no bem estar da população local.
A II Conferência Local de Controle Social será na sexta feira, dia 18 de março de 2011, as 17:00 no auditório do Clube União dos Operários no centro de São João da Barra.
A sua presença é muito importante, venha participar desse esforço que poderá mudar os rumos de nossa cidade.
Um forte abraço,
Comitê Implantador do Movimento Nossa São João da Barra

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

I Conferência Local de Controle Social: Controle Social de Governos Locais – passado e presente


Porto do Açu em 02/2011
 São João da Barra, 21 de fevereiro de 2011.
Prezado amigo,
Interessados em uma discussão mais qualificada sobre os problemas de nossa terra, em
especial neste momento onde a implantação do Complexo do Açu gera grandes expectativas
e também muitas apreensões em relação ao crescimento desordenado da cidade, resolvemos
atender ao chamado de dois projetos de extensão da UENF, o Capacitar do Prof. Alcimar
Chagas e o Controle Social de Governos do Prof. Hamilton Garcia, para impulsionar a
organização social independente na cidade.
Com o propósito de conhecer a experiência do projeto de controle social, que deu como
frutos o Movimento Nossa Campos e o Observatório de Controle do Setor Público,
respectivamente, interessados em melhorar as políticas públicas e acompanhar o processo
licitatório-orçamentário no município, temos o prazer de convidá-lo para a I Conferência
Local de Controle Social no dia 24 de fevereiro de 2011, as 17:00 no auditório do Clube
União dos Operários no centro de São João da Barra.
Na ocasião, teremos a oportunidade de conhecer novas experiências de organização social
(movimentos em rede) e discutir a possibilidade de implantar um movimento dessa natureza
em São João da Barra (vide programação anexa).
A sua presença é muito importante, venha participar desse esforço que poderá mudar os
rumos de nossa cidade.
Um forte abraço,
Comitê Implantador do Movimento Nossa São João da Barra
1ª etapa: 24/02, 5ªf, 17:00, no Clube União dos Operários (Centro de SJB) promoção: Comitê Implantador do Movimento Nossa São João da Barra apoio: UENF, MNC e OCSP. coordenação: Alcimar Chagas (LEPROD-CCT/UENF) e Hamilton Garcia (Coordenador de Extensão-CCH/UENF). palestrantes: Alcimar Chagas (Economista LEPROD/UENF) Hamilton Garcia (Coordenador de Extensão-CCH/UENF) expositores: Rossana Florencio (Secretária Executiva do MNC), Aurélio Lorenz (Diretor Geral do OCSP), Lucas Zullo (bolsista PROEX/UENF), Fabiano de Paula (bolsista PROEX/UENF), Sabrina Fernandes (bolsista PROEX/UENF) e Carina Oliveira (bolsista PIBIC-CNPq/UENF).

OBS: atualizado em 16/02/11.
Fonte: Convite Professor Hamilto Garcia - foto Porto do Açu - Arturo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A REGIÃO SERRANA PRECISA DE AJUDA: PROCUREM A CRUZ VERMELHA DE SUA CIDADE


Aqui é Madame Machado, fica na subida da serra de Teresópolis
 Redação Carta Capital
13 de janeiro de 2011 às 10:14h
Cruz Vermelha recebe doações de roupas e alimentos e o Hemo/Rio doação de sangue. Dinheiro também pode ser depositado para ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do estado.
Já passam de 380 o número de mortos em municípios da região serrana do Rio, atingidos pelo temporal na madrugada de quarta-feira 11. Durante a madrugada desta quinta-feira 13, a Defesa Civil encontrou mais corpos na região. De acordo com as prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, o número de desabrigados chega a 2,7 mil. Há previsão de chuva até o próximo domingo nessas cidades.
SERVIÇO
DOAÇÃO DE SANGUE
Hemorio
Rua Frei Caneca, 8, Rio de Janeiro, Centro
Telefone: 0800-282-0708
DOAÇÃO DE DINHEIRO
“SOS Teresópolis – Donativos”
Banco do Brasil
RECONSIDERAR A CONTA PARA DOAÇÕES PARA TERESÓPOLIS: AGE 741-2 C/C 110000-9

E ACRESCENTAR A CONTA DE PETRÓPOLIS: AGE 80-9 C/C 76000-5
Amigos, nesta hora devemos ser solidários com nossos irmãos do Rio e ajudar, de qualquer maneira.
No Banco do Brasil você pode fazer doações de qualquer valor em uma das contas:
Nova Friburgo: AGE 0335-2 C/C 120000-3

A CRUZ VERMELHA de Belo Horizonte está aceitando doações de alimentos e roupas: Alameda Ezequiel dias, 427 - TEL (31) 3224-2987

GENTE PERDÃO EU ME EQUIVOGUEI COM O NUMERO DA CONTA, A COLEGA THAINARA REZENDE FOI QUÉM ME ALERTOU, CONFIRAM.
DOAÇÃO DE ALIMENTOS E ROUPAS
Cruz Vermelha
Praça Cruz Vermelha 10
Centro do Rio

Gente não é necessário se deslocar ao Rio de Janeiro para fazer qualquer tipo de doação, procurem a PM, Cruz Vermelha, a Prefeitura de sua cidade, um litro d água mineral já é uma ajuda, eu estive em Petrópolis ontem dia 12/01/2011 e conversando com um amigo do Corpo de Bombeiros, fiquei realmente alarmado, a situação é realmente alarmante, POR FAVOR AJUDEM!

REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOFRE COM CABEÇA D ÁGUA


Mulher foi arrasda pela enchente
As construções irregulares, a falta de ação do poder publico, os políticos corruptos, os especuladores, latifundiários e sempre o mesmo problema "ganância". Tenho que assistir um povo muito sofrido e manipulado passar por problemas que poderiam ser evitados, nossas metrópoles estão impermeabilizadas pelo concreto e o asfalto, as construções no sopé das montanhas, nas margens dos rios e lagoas, a destruição do bioma mata atlântica, as atrocidades que assistimos todos os dias, duro isso não é mesmo? Pois é. Sou fiscal de meio ambiente e por vezes me encontro só, ate mesmo perdido lutando muitas vezes sem obter resultado, é mesmo muito complicado, mas vou continuar minha luta.
Uma cabeça d água cai na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro no dia 12/01/2011, mata destrói, leva tudo, vidas que se perdem, problemas que poderiam ser evitados. É realmente lastimável, quando o poder publico vai se conscientizar?

São José do Vale do Rio Preto 12/01/2011
Foi muito complicado mas ela foi resgatada com vida.
 Triste mesmo! Só na região serrana já passam de 500 pessoas mortas, 13/01 as 11h30min são mais de 1.000 homens da defesa civil e corpo de bombeiros e voluntários trabalhando, salvando e morrendo, é muita tristeza.
São Jose do Vale do Rio Preto é o 5º distrito de Petrópolis, se emancipou em 1987, terra do café das granjas de galinhas poedeiras, dos ovos de duas gemas, era um belo vale? Onde o compositor Tom Jobim em sua propriedade, no Poço Fundo, compôs várias musicas, entre elas: "Águas de Março "Dindi" e "Chovendo na Roseira", entre outras.


  



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tão sublime data.

A todos os dispersos que aqui freqüentam, aos amigos, um feliz natal e um ano novo colhendo os frutos do que "plantamos"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Papai Noel: Uma lenda cercada de mistério e magia


Quem nunca acreditou em Papai Noel? Um velhinho com roupas vermelhas, barba branca, cinto e botas pretos que passa de casa em casa para deixar presentes às famílias. De geração em geração, a lenda do Santa Clauss ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo. Será que ele existe? Será lenda? Bem, isso depende de cada um. Mas diz a história que o bom velhinho foi inspirado na figura de um bispo que de fato existiu.
São Nicolau nasceu no século 3, em Patras, na Grécia. Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo tornou-se arcebispo de Mira. Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. O pai, afim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo.
A fama de generoso do bom velhinho, que foi considerado santo pela Igreja Católica, transcendeu sua região, e as pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres e lendas. Em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro, e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. Na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como fazia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos e que ainda hoje continua em alguns pontos da América Latina.
Os holandeses, no século 17, levaram para os Estados Unidos a tradição de presentear as crianças usando a lenda de São Nicolau - a quem eles chamavam Sinter Klaas. Os verdadeiros impulsores do mito de Santa Claus - nome que o Papai Noel recebeu nos Estados Unidos - foram dois escritores de Nova York. O primeiro, Washington Irving, escreveu em 1809 um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, transformando-o em um personagem bonachão e bondoso, que montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés. Em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, enalteceu a aura mágica que Irving havia criado para a personagem, trocando o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.
Ao longo do século 19, Santa Claus foi representado de muitas maneiras. Ele teve diferentes tamanhos, vestimentas e expressões, desde um gnomo jovial até um homem maduro de aspecto severo. Em 1862, o desenhista norte-americano de origem alemã Thomas Nast realizou a primeira ilustração de Santa Claus descendo por uma chaminé, embora ainda tivesse o tamanho de um duende. Pouco a pouco ele começa a ficar mais alto e barrigudo, ganhar barba e bigode brancos e a aparecer no Pólo Norte.
O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela publicidade comercial. Em 1931, a Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast para torná-lo ainda mais próximo. Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola! - o Papai Noel que a gente conhece.

sábado, 20 de novembro de 2010

Ações do telefone ainda valem

Muitos brasileiros que compraram linha telefônica de plano de expansão de 1975 a 1995, por meio de uma companhia local de telefonia fixa, pode ter direito a ações da antiga Telebrás. A Telebrás era uma holding controlada pela União e detinha participações em várias empresas de telecomunicações. Em 1998 foi dividida em 12 empresas holdings, incluindo a Telesp. Com isso, quem era acionista da Telebrás passou a ser de uma cada uma dessas novas empresas.
Para saber se está nessa situação, o consumidor deve ir ao banco depositário de sua operadora de telefonia fixa local ou à própria operadora. Se o nome não constar no cadastro, ele será orientado quanto à documentação que deve ser apresentada para sua identificação como acionista. A Embratel informou que investidores e acionistas podem entrar em contato pelo e-mail (in vest@embratel.com.br) ou pelo telefone (21) 2121-9662. O banco que deve ser procurado é o Itaú.
A Telefônica orienta a quem adquiriu um Plano de Expansão da Telesp até junho de 1997 e ainda não resgatou ou negociou suas ações para procurar as agências do Bradesco, a instituição depositária de ações escriturais da Telesp, munido de CPF, RG e comprovante de residência e solicitar extrato.
Por favor fação seus comentários: Foram úteis as informações?
Fonte; Anatel

terça-feira, 2 de novembro de 2010

São João da Barra: Muita Cultura o ano inteiro


São João da Barra, 10/10/2010

Terminou a sema da Ciência e Tecnologia e logo em seguida no dia 23 de outubro começou o Festival de Primavera, com diversos shows, a abertura foi com Maria Gadú e o encerramento vai acontecer dia 19 de dezembro com Renato Teixeira, e ai vem o carnaval, também com grandes shows, o carnaval de São João da Barra é o melhor do interior do Estado do Rio de Janeiro, para melhores informações acessem: www.sjb.rj.gov.br

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pré-Sal: de bilhete premiado aos problemas com o ambiente.

 O debate que se aprofunda sobre a destinação dos recursos advindos da exploração das camadas do pré-sal no litoral sul-sudeste ainda não abordou um ponto muito importante em toda esta discussão, diz um candidato em debate: você vai privatizar o pré-sal, diz o outro você quando funcionária da Petrobras foi quem mais privatizou! Nenhum dos dois discute os problemas que o pré-sal pode trazer ao meio ambiente. A questão ambiental. Ou seja, num momento em que se sabe que é preciso minimizar o aquecimento global através de adoção de técnicas limpas e sustentáveis, investindo-se em fontes de energia alternativas em substituição aos combustíveis fósseis, surgem, das profundezas, 40 bilhões de barris de petróleo, cujas emissões correspondentes estarão na atmosfera nos próximos anos, alimentando ainda mais o ciclo do aquecimento global. Antes do pré-sal, o grande tema era o etanol. Há poucos anos, o Brasil vinha fazendo lobby no mercado energético internacional com voracidade. Todos já sabíamos, através do agendamento freqüente pelos meios de comunicação, que extrair álcool da cana de açúcar era mais produtivo que extrair do milho. (O etanol Americano álcool da America do Norte é extraído do milho) além de não interferir no preço dos alimentos, que passavam por uma inflação mundial. Energia limpa e renovável era o futuro. Agora pouco se fala nisso, o assunto está quase esquecido pela opinião pública. O atual tema em questão é a mina de petróleo e os benefícios que ela vai trazer ao país, e o presidente Lula é o maior entusiasta, ainda não existe nada de concreto, só pesquisa, o que a de concreto mesmo só na bacia de Sontos: à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que encontrou indícios de petróleo na camada pré-sal do bloco BM-S-54, na bacia de Santos, durante a perfuração do primeiro poço exploratório no local. O poço ainda será perfurado até uma profundidade de quase 6 mil metros. "O próximo passo consistirá na realização de uma análise completa dos dados obtidos no poço. A perfuração no BM-S-54 teve início em agosto de 2010 e o poço recebeu o nome de 1-SHEL-23-RJS".
Pesquisas feitas na bacia de Campos só foram encontradas gás e água.
Eu realmente não posso entender esses candidatos, eles não têm um plano de governo para o falido INSS (Previdência Social) nada a respeito das taxas de juros e dos autos imposto que pagamos, são mais 4 anos sem medidas corretas, pontuais, será que o povo sabe quanto foi levantado (de verba) para as pesquisas do pré-sal, em valores não é divulgado, sei que é um belo montante, não vai faltar nada em investimentos, e a Previdência Social, Educação, moradia: sabem quanto? Não vão chegar a 10% disso, é uma pena que o social fique sempre em segundo plano, é isso.
Fonte: Petrobras- texto e fotografia Arturo- em 28/10/2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A grandeza de um País loteado por políticos: "será que a Dilma e o Serra sabem disso"?


Rio Miranda MS em 1989
O Brasil é um dos únicos países no mundo a apresentar a chamada floresta equatorial (ao lado do Congo, na África), circunscrita ao clima equatorial. Este clima prevalece na região da Floresta Amazônica, apresentando características como temperaturas médias que oscilam entre 24 e 26 ºC e índice pluviométrico de médias superiores a 2.500 mm/ano (o mais alto índice referente ao regime de chuvas do território brasileiro). A vegetação da área compreendida por este tipo de clima corresponde à chamada floresta equatorial (hiléia amazônica).
O clima tropical atua nas regiões do Planalto Central, além de áreas do nordeste e do sudeste brasileiros. Este clima é caracterizado por duas estações quentes distintas por ano, apresentando temperatura média superior a 20 ºC. Quanto ao regime de chuvas, o índice pluviométrico anual varia entre os parâmetros de 1.000 e 1.500 mm/ano. A vegetação das áreas circunscritas a este tipo de clima é tipicamente de cerrado, apresentando arbustos de casca grossa e gramínea. Já nas áreas adjacentes aos rios, há a presença constante de matas ciliares.
Nas regiões mais altas circunscritas pelos planaltos atlântico no sudeste, e ainda nas regiões ao sul de Mato Grosso do Sul e ao norte do Paraná, o clima predominante é o chamado tropical de altitude. Este tipo de clima é caracterizado pelas médias de temperatura oscilantes entre 18 e 22 ºC, apresentando um regime de chuvas anuais cujo índice varia entre 1.000 e 1.500 mm/ano. A floresta de araucárias (Serra do Mar e Serra da Mantiqueira) e a mata tropical predominam nas regiões mais altas destas áreas descritas, enquanto nas demais regiões a mata tropical encontra-se em estado avançado de devastação.
O chamado clima tropical atlântico predomina em praticamente toda a faixa litorânea brasileira, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Tal clima tem por temperatura média anual uma faixa de variação entre 18 e 26 ºC, possuindo índice pluviométrico médio variando em torno de 1.200 mm/ano. O quadro vegetal desta área é composto pela chamada Mata Atlântica, constituindo uma das áreas vegetais que mais sofreram com a devastação: a região do estado de São Paulo, detentora de 82% da Mata Atlântica originais, se encontra atualmente reduzida a ínfimos 5%.
O chamado clima semi-árido estende-se pelos territórios correspondentes ao sertão nordestino, incluindo o vale do Rio São Francisco, até o norte do estado de Minas Gerais. Os índices pluviométricos destas áreas são os mais baixos do país, apresentando uma média inferior a 800 mm anuais. Em contrapartida, as temperaturas médias anuais correspondem às maiores no território brasileiro, oscilando por cerca de 27 ºC. A vegetação correspondente a estas regiões é a caatinga, com vegetais de feições retorcidas e espinhosas, com grande constância de plantas cactáceas.
A região de climas mais frios no Brasil corresponde à faixa territorial situada abaixo do Trópico de Capricórnio, abrangendo os estados sulistas, com exceção do norte do Paraná. O clima subtropical destas regiões apresenta temperaturas médias inferiores a 20 ºC, com índice pluviométrico variando entre 2.000 e 1.500 mm anuais. Tal região circunscrita a essa faixa climática apresenta os invernos mais rigorosos do país, sobretudo nas áreas de maior altitude, onde inclusive podem ocorrer nevascas. A tipologia vegetal dominante constitui a chamada floresta de araucária (zonas de altitude mais elevada) e ainda as gramíneas (zonas mais baixas, como os Pampas gaúchos e a Depressão Periférica). A mata das araucárias também sofreu grandes devastações, mas há a ocorrência de áreas de reflorestamento.
Dada a vasta extensão das regiões costeiras ou litorâneas no Brasil, os climas das diversas regiões brasileiras, de norte a sul, sofrem a influência das correntes oceânicas atlânticas, sobretudo na própria faixa litorânea. As correntes que atuam de maneira mais direta nas variações climáticas brasileiras são a Equatorial Norte e a corrente do Brasil (correntes quentes) e ainda a Corrente das Falklands/Malvinas (correntes frias).
A Amazônia está situada em sua porção centro-norte; é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em área de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.
O clima é do tipo equatorial, quente e úmido, com a temperatura variando
pouco durante o ano, em torno de 26 ºC muito comum na região, os períodos de chuva provocados em grande parte pelo vapor d'água trazido do leste pelos ventos.
A grande bacia fluvial do Amazonas possui 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e é recoberta pela maior floresta equatorial do mundo, correspondendo a 1/3 das reservas florestais da Terra Apesar de ser o maior estado brasileiro (Amazonas), possui a menor densidade demográfica humana, com menos de 10% da população do país, 7.652.500 habitantes.
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.
A Amazônia é um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos, dezenas de tribos que espalham-se em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas, inalterados por milhares de anos. Antropólogos acreditam que ainda existam povos primitivos desconhecidos, vivendo nas regiões mais inóspitas e inacessíveis. As características do clima e do solo da região amazônica, pouco propícias à conservação de materiais, não deixaram muitos vestígios sobre a vida dos povos pré-colombianos. Mas o patrimônio arqueológico é precioso, com registros que chegam a 10.000 a.C. A riqueza da cerâmica, com suas pinturas elaboradas, demonstra que muitos desses povos atingiram um estágio avançado de organização social, sempre guiados por uma forte relação com a natureza.
A bacia amazônica é um dos locais mais chuvosos do planeta, com índices pluviométricos anuais de mais de 2.000 mm por ano, podendo atingir 10.000 mm em algumas regiões. Durante os meses de chuva, a partir de dezembro, as águas sobem em média 10 metros, podendo atingir 18 metros em algumas áreas. Isso significa que durante metade do tempo, grande parte da planície amazônica fica submersa, caracterizando a maior área de floresta inundada do planeta, cobrindo uma área de 700.000 Km2.
O rio Amazonas começa no Peru, na confluência dos rios Ucayali e Maranõn. Entra no Brasil com o nome de Solimões e passa a chamar-se Amazonas quando recebe as águas do rio Negro, no interior do Estado do Amazonas.
No período das chuvas, os rios chegam a crescer 16 metros acima de seu nível normal e inunda vastas extensões da planície, arrastando consigo terras e trechos da floresta. Sua largura média é de 12 quilômetros, atingindo freqüentemente mais de 60 quilômetros durante a época de cheia. As áreas alagadas influenciadas pela rede hídrica do Amazonas, formam uma bacia de inundação muito maior que muitos países da Europa juntos. Apenas a ilha do Marajó, na foz do Amazonas, é maior que a Suíça.
O rio Amazonas conta com mais de 1.000 afluentes e é o maior e mais largo rio do mundo e o principal responsável pelo desenvolvimento da floresta Amazônica. O volume de suas águas representa 20% de toda a água presente nos rios do planeta. Têm extensão de 6.400 quilômetros, vazão de 190.000 metros cúbicos por segundo (16 vezes maior que a do rio Nilo). Na foz, onde deságua no mar, a sua largura é de 320 quilômetros. A profundidade média é de 30 a 40 metros.
O rio Amazonas disputa com o Nilo o título de maior rio do mundo, mas é imbatível em volume d'água. Recebe cerca de 200.00 Km2 água por segundo e, em alguns pontos, o rio é tão largo que não dá para ver a outra margem.
Na foz do rio Amazonas, quando a maré sobe, ocorrem choques de águas, elevando vagalhões que podem ocasionar naufrágios e são ouvidos a quilômetros de distância, é a pororoca.
O volume de água do rio Amazonas é tão grande que sua foz, ao contrário dos outros rios, consegue empurrar a água do mar por muitos quilômetros. O oceano atlântico só consegue reverter isso durante a lua nova quando, finalmente, vence a resistência do rio. O choque entre as águas provoca ondas que podem alcançar até 5m e avança rio adentro. Este choque das águas tem uma força tão grande que é capaz de derrubar árvores e modificar o leito do rio.
No dialeto indígena do baixo Amazonas o fenômeno da pororoca tem o seu significado exato, poroc, que significa destruidor.
Embora a pororoca aconteça todos os dias, o período de maior intensidade no Brasil acontece entre janeiro e maio e não é um fenômeno exclusivo do Amazonas. Acontece nos estuários rasos de todos rios que desembocam no golfo amazônico e no rio Araguari, no litoral do Estado do Amapá, e também nos rios Sena e Ganges.
Rio Negro
Suas águas são mesmo muito escuras. Isso acontece por causa da decomposição da matéria orgânica vegetal que cobre o solo das florestas e é carregada pela inundações.
Como a água é muito ácida e pobre em nutrientes, é este processo que garante a maior parte dos alimentos consumidos pela fauna aquática.
Rio Solimões
Quando o rio Solimões se encontra com o Negro (ganhando o nome de rio Amazonas), ele fica bicolor. Isso acontece por que as águas, com cores contrastantes, percorrem vários quilômetros sem se misturar.
Fonte: Seleções - texto e foto Arturo

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porto do Açu será ampliado:

A LLX, braço logístico do Grupo EBX, assinou contrato com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e o governo do estado para compra de parte dos imóveis do Distrito Industrial de São João da Barra, que será instalado ao lado do Porto. A companhia possui agora 7 mil h de 9 mil h destinados para a implantação do projeto.
A Codin contratará agora avaliações independentes para apurar o valor que será pega pela LLX pelos imóveis. "A aquisição desses direitos é mais uma etapa que superamos na consolidação de um dos maiores e mais competitivos complexos industriais e portuários do mundo e permitirá que a CODIN e o estado do Rio de Janeiro prossigam com o desenvolvimento industrial do Norte fluminense”, comentou o diretor presidente da LLX, Otavio Lazcano.
O Porto do Açu pode abrigar o projeto do maior estaleiro do país. A OSX – braço naval do Grupo EBX – iniciou recentemente processo de licenciamento ambiental do projeto por conta das dificuldades para licenciar o projeto em Santa Catarina. A locação exata do estaleiro será definida pela empresa até o final do ano.
A planta será responsável por atender à demanda por plataformas de produção da OGX, petroleira do grupo, que pretende instalar 48 unidades de produção até 2019, com extração de 1,4 milhões de b/d. O estaleiro tem investimento previsto de US$ 1,7 bilhão e possuirá capacidade de processar 180 mil t/ano de aço no estágio inicial, com capacidade de expansão para até 460 mil t/ano de aço.
Os operários trabalham para finalizar o que podemos chamar de "menina dos olhos" do projeto: um píer de atracamento de navios com uma extensão de 2,9 km. Para se ter uma ideia básica do comprimento, é como se colocássemos quase uma Terceira Ponte completa - que possui 3,3 km - saindo em linha reta das areias da Praia de Camburi até alto mar. É esta concepção de engenharia, viabilizando uma profundidade de 25 metros, que vai possibilitar que o Superporto de Açu receba o navio Chinamax, considerado o maior do mundo.
A construção do empreendimento no litoral fluminense é baseada no conceito de porto-indústria, reunindo siderúrgica, usina termoelétrica, de pelotização de minério e unidade de tratamento de petróleo, o que difere do projeto do Superporto capixaba, voltado exclusivamente para a movimentação de contêineres.
Apesar de haver memorandos de entendimento em negociação com empresas capixabas do ramo de rochas ornamentais para movimentar cargas no porto - a LLX, empresa de logística do Grupo EBX não soube precisar quantas e quais seriam essas empresas - o terminal portuário não é visto como inimigo do Espírito Santo, exatamente pela natureza distinta dos negócios.
Ameaça pode virar oportunidade para o Estado
Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragatto, que integrou a comitiva capixaba, nessa fase inicial é preciso olhar para o Porto do Açu como um incentivo e uma oportunidade. "O que serve para gente de experiência nessa visita é que, se ele (Eike) consegue trazer a ferrovia até o Porto do Açu, nós com a ferrovia já em Ubu estaremos a cerca de 70 km dessa ferrovia, que é uma nova forma do Espírito Santo se ligar com o Brasil. Hoje nossa ligação ferroviária é feita pela Vale. É super moderna e atual, mas já está super lotada. Nem que a Vale queira alugar a ferrovia ela não tem espaço porque está toda comprometida com a exportação de minério", disse.
Bragatto salientou que o Porto do Açu não é voltado para o objetivo do nosso superporto, exclusivo para a carga de contêineres. "Pelo menos é a ideia que nós temos discutido muito não é a ideia do porto-indústria. A ideia que tem levado a ampliação e dragagem do Porto de Vitória é que a gente possa atrair mais carga em contêineres, que há uma disputa nacional e internacional de como transportar esse tipo de carga. Não é o caso do Porto do Açu, a princípio".
O secretário fez um alerta de que é precido tomar uma decisão e ver uma forma de investimento o mais rápido possível para construir um porto maior para receber os navios de grande calado no Espírito Santo.
Sustentável
O diretor de Infraestrutura e Operações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Hugo Amboss Merçon, exaltou a qualidade da engenharia do Porto de Açu que desenvolve um projeto bem elaborado sob o ponto de vista sustentável. Para Merçon, a visita ao complexo portuário foi importante para fomentar uma discussão junto à comunidade sobre a implantação de um empreendimento desse porte.
Ele destacou um aspecto positivo e outro negativo. "Um ponto positivo é o desenvolvimento de toda uma interlândia do porto voltada para cidades pequenas e que vão prosperar possibilitando uma série de geração de empregos e renda para uma comunidade, e isso para o país é muito positivo. Do ponto de vista negativo, todo empreendimento causa algum tipo de impacto, o importante é que se tenham medidas compensatórias para administrar esses impactos que naturalmente acontecem".
Cerca de 2,5 mil operários trabalham atualmente nas obras do Superporto de Açu. 40% dos trabalhadores são dos municípios de Campos e São João da Barra. A LLX oferece cursos de capacitação de mão-de-obra local e dá preferência para contratação de moradores de São João da Barra.
Fonte: GAZETA ONLINE - Arturo em 20/10/2010
O que eu projeto para daqui a 10, 12 anos, é que um município hoje com cerca de 30 mil habitantes, venha ter uma população de 400 a 500 mil habitantes, se tornando 90% operários, com isso Campos dos Goytacazes que hoje tem uma população de aproximadamente 450 mil habitantes, e que fica a 35 km de São João da Barra, teria nesse mesmo tempo 1 milhão de habitantes e se tornaria uma cidade dormitório.

Arturo C. Gonzalez

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Candidatos perdidos, ninguém fala da Reforma Previdenciária.

Um dos mais novos livros do economista Fabio Giambiagi aborda um tema importante, delicado, incômodo, mas ao mesmo tempo necessário: a reforma da previdência. O objetivo do autor é “procurar explicar ao leitor, usando argumentos qualificados e apoiados em estatísticas, por que é importante que o Brasil promova uma nova reforma previdenciária” (GIAMBIAGI: 2007, p.69).
Giambiagi busca explicar o nó previdenciário que o Brasil está inserido e o motivo da sua taxa de juros ser uma das maiores do mundo, chamado-a de “caso especial” que combina risco político razoável, dívida pública elevada (50% do PIB) e concentrada no mercado interno, o que inviabiliza a possibilidade de renegociação ou calote, haja vista os impactos que traria no mercado interno.
Afinal qual a razão de se falar em juros num livro sobre previdência? O ponto é como o Brasil tem déficit nas contas da previdência resta ao Tesouro Nacional contrair dívida para suportar este déficit que segundo o autor é decorrente de diversos fatores como falta de idade mínima para aposentadoria, abuso nos auxílios doença, benevolência na concessão de benefícios, assim, apenas com uma nova e ampla reforma poderíamos solucionar a “herança maldita” previdenciária que poderemos deixar para “nossos filhos”.
Mitos Previdenciários
Um ponto polêmico abordado no livro é a aposentadoria feminina, onde o autor reconhece a “dupla jornada”, fato este mundial, mas pergunta-se “por quê a mulher brasileira aposenta-se 10 anos antes que a mulher grega?”, fato que ocorre também quando compara-se o Brasil com outros países. Deve-se por outro lado dizer que além de tudo as mulheres possuem uma expectativa de vida maior que a dos homens, fato que per si onera a previdência.
Um “mito” que Giambiagi procura atacar é a Dívida Ativa do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) onde o autor analisa a lista dos 50 maiores devedores da previdência e constata que na maioria trata-se de empresas públicas tais como Petrobrás, Correios e Banco do Brasil, além dos governos das maiores cidades e estados do país, por outro lado na iniciativa privada temos casos como Vasp, Varig e TV Manchete. Vale dizer que os 50 maiores perfazem um total de R$ 13,25 bilhões enquanto a dívida total perfaz R$ 108,9 bilhões, ou seja, os 50 maiores devedores representam apenas 12% do total, o que indica que a dívida ativa da previdência está pulverizada e em muitos casos dificilmente será paga devido ao processo falimentar de muitos dos devedores
Outro “mito” que Giambiagi procura atacar está relacionado à concessão de aumentos reais[1] as aposentadorias, tais aumentos, quando aplicados a totalidade de benefícios, poderão antecipar um cenário de colapso nas contas públicas, afinal muitos políticos acreditam como disse Giambiagi “a expressão máxima da velha crença, tão comum na arena política, de que, dinheiro dá em árvore” (GIAMBIAGI: 2007, p.57). Não se pode negligenciar que o aumento real possui um elevado caráter social, principalmente no interior do país, onde muitas cidades e famílias são sustentadas por aposentados que ganham exatamente um salário mínimo. Mas, o xis da questão está no fato de que o salário médio do trabalhador (na ativa) não teve aumento real nos últimos 13 anos e este serve de base para o financiamento do INSS, além disso, os aumentos reais do salário mínimo não contribuem para a redução da pobreza extrema, pois os indivíduos que situam-se nesta classificação muitas vezes sequer fazem parte do INSS ou da LOAS (Lei Orgânica de
Assistência Social), sendo que em muitos momentos a inclusão deste indivíduo em programas sociais como o Bolsa Família poderia ser mais eficiente que o aumento real do salário mínimo.
Uma das frases mais comuns em todo o livro é “não existe mágica em economia”, num dos exemplos levantados indica que se o “peso relativo” do gasto previdenciário aumenta, o peso relativo dos demais gastos terá que diminuir, por exemplo: segurança, saúde e num caso recente infra-estrutura. Vale ressaltar que, os gastos previdenciários eram 2,5% do PIB em 1988 e hoje representam quase 8% enquanto os investimentos públicos caíram na mesma proporção.
Benevolência
Giambiagi comenta a respeito do ciclo de vida de um indivíduo e as barreiras que contribuem para as variações da mesma tais como: Mortalidade Infantil (ainda no primeiro ano), Insegurança Pública (entre os 20 e 30 anos) e “Doenças Típicas da Vida Adulta” como câncer e enfarto (entre os 40 e 50 anos). Por isso, Giambiagi classifica de “sobreviventes” as pessoas após o 60 anos fase “cuja chance de viver mais anos do que se esperava na média ao nascer aumenta muito pelo fato de ter vencido algumas das barreiras mais difíceis. Ou seja, quem não morreu com poucos meses, não levou um tiro aos 20 anos e não teve um ataque cardíaco aos 45, está preparado para viver muito tempo” (GIAMBIAGI: 2007, p.36). O fato do aumento da expectativa de vida é um item importante, pois quanto mais tempo um indivíduo viver, mais tempo ele receberá a aposentadoria.
Giambiagi também faz uma comparação da previdência social brasileira com o resto do mundo, e afirma que a previdência brasileira é “benevolente” por exemplo, na Costa Rica homens e mulheres se aposentam com 65 anos, na Argentina o homem deve ter 65 anos com 30 anos de contribuição, caso similar em Portugal e México, já no Brasil, em 2004, 61% das aposentadorias ocorriam antes dos 55 anos de idade, “países ricos” como a Suécia, sempre usada como referência quando se fala em gasto social, a idade mínima é de 65 anos, ou seja, se não é benevolente pelo menos possui alguns pontos a serem melhorados.
Existem dois tipos de reformas da previdência uma delas é: mudança de regime que consiste na transformação do regime de repartição (no caso do Brasil) para o regime de repartição (Inglaterra) isto ocorreu apenas no Chile em plena ditadura Pinochet. Outro tipo de reforma é a alteração de parâmetro “que conserva a lógica de um sistema de repartição, mas com modificação dos seus parâmetros de funcionamento”.
Reformas no Brasil
No Brasil já ocorreram duas reformas da previdência, ambas com mudanças de parâmetros: uma no governo Fernando Henrique e outra no governo Lula. Na primeira reforma previdenciária atuou-se apenas no INSS, com o estabelecimento do “pedágio” de 20% no tempo remanescente de contribuição e a criação do chamado “fator previdenciário”. Em 2003, o governo Lula atuou basicamente no funcionalismo público com a taxação em 11% sobre o valor da aposentadoria que excedesse o mínimo de isenção, que passou a ser igual ao teto do INSS.
Assim, uma pergunta que o próprio Giambiagi levanta é “por quê as reformas previdenciárias de FHC e Lula não serviram para (quase) nada?” além disso, estas reformas tiveram um “custo político alto e um benefício fiscal baixo”, pois poderão contribuir no médio e longo prazos, sem contudo resolver o déficit previdenciário hoje.
Giambiagi propõem medidas visando reduzir o déficit previdenciário que incluem o estancamento dos aumentos reais do salário mínimo, a desvinculação do mesmo dos benefícios rurais, mesma idade para aposentadoria de homens e mulheres e o estabelecimento de idade limite para o início da concessão dos benefícios.
Assim, uma dúvida paira no ar, como estabelecer uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria num país onde um trabalhador com mais de 40 anos é considerado velho? Além disso, como querer igualdade de tratamento na concessão de aposentadorias entre homens e mulheres se a mesma igualdade não existe no mercado de trabalho quanto ao pagamento de salários? Pode-se concordar com a necessidade de reformulação da previdência social, mas antes de qualquer coisa é preciso repensar nos benefícios que são concedidos ao que o ex-presidente Fernando Collor chamou de “marajás” como deputados e senadores que se aposentam com “8 anos de contribuição”, somente acabando com estes abusos a sociedade brasileira irá aceitar uma reforma da previdência justa.
Fonte: GOOGLE
99% Dos políticos são O QUE? Com certeza não são trabalhadores.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Democracia e respeito vivem lado a lado!

O Blog foi criado e direcionado a pessoas inteligentes e democráticas, respeito à opinião de todos.
Na democracia existe o direito de expressão e eu respeito.
Quando eu escrevo a respeito de um político (digo político profissional) e me refiro ao povo dele, são uma referência ao meio, os políticos.
Tem gente que não entende isso e leva para o lado pessoal.
Toda história tem dois lados, toda ação gera uma reação. Independente da conclusão que se tire, um ponto de vista é apenas isso, um ponto, de onde se enxerga uma situação. Ele pode fazer todo sentido do lado de quem vê, mas isso o torna um ponto verdadeiro. Pessoas são elementos randômicos da natureza. Por dentro e por fora. A maioria tem as mesmas coisas, mas uns são mais fortes em um aspecto, e mais fracos para outros. A percepção das coisas também é diferente. Esse é o exemplo perfeito.

Povo de Lula!

  Quando em um texto eu comento povo de Lula: Estou comentando políticos aliados a ele, por exemplo: Família Sarney, e muitos outros, eu não defendo e nem levanto nenhuma bandeira de partido, ainda não vi ou ouvi nenhum dos dois candidatos apresentarem nenhuma política de reformulação tributária ou de qualquer outra reforma significativa, e a Previdência Social já a muito falida. Divida interna, não vejo nada, não ouço nada, só balela e mais nada.
OBS: Se eu julgasse partido e não os candidatos, ou não acreditasse em plano de Governo, não teria votado em um das melhores Prefeitas do Brasil, e que é e foi muito criticada pela banda podre, por pessoas de mau caráter que ainda a cercam.  
    Porque uma correria tão grande para mudar o Código Florestal, sabem por quê? Porque as terras
na Amazônia ou pertence a políticos ou a grandes latifundiários ligados a eles, grande parte dessas terras foram negociadas por laranjas “grileiros” terras da União, ligados a esses bandidos, os verdadeiros coronéis.
Não quero que pensem que estou aqui defendendo algum partido político, se tivesse que defender alguém defenderia a Marina Silva e não o PV, e só a defenderia porque acho que seus projetos sociais são possíveis e responsáveis, sei que ela atacaria a reforma da previdência e tributária, e com isso beneficiaria a classe menos favorecida. O que eu enxergo nas políticas de ajuda a esse povo e que não concordo: Vale gás, cidadão e outras políticas de cala-boca. Ao homem “povo” se da dignidade com boas políticas e não medidas paliativas.
O texto ficou um pouco confuso não é mesmo? Pois foi o que eu vi nessas eleições!
Quem sabe nas próximas eleições mudaremos isso!
Texto e foto: Arturo - em 10/10/2010

domingo, 10 de outubro de 2010

É o povo do Lula Tentando mudar a “Lei” o nosso Código Florestal:

Restinga de Quipari São João da Barra RJ - 06/10/2010,         
Vejam bem: O nosso Código Florestal precisa sim ser atualizado e não transformado em desordem, já não bastassem, os desmatamentos, o quase fim da mata atlântica, do serrado, restinga, não é possível entender esses políticos, “latifundiários” O Projeto de Lei 6424/05, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A “Floresta Zero", como foi batizado o texto que isenta os proprietários de reflorestarem ou pagarem multas pelas áreas desmatadas ilegalmente até 2006, ainda não foi votado, já que na primeira reunião ambientalistas do Greenpeace impediram a votação e a segunda tentativa foi suspensa. O Flexa Ribeiro, o Rebelo, a bancada ruralista e toda banda podre do bando querem a modificação da lei para que o que é ilegal vire legal. O Projeto floresta zero (6424/05) quer modificar o atual Código Florestal, para pior, reduzindo de 80% para 50% a área com vegetação original que deve ser conservada e usada apenas para atividade de manejo florestal das propriedades privadas na Amazônia, a maior parte dessas terras foram transações de grileiros e políticos corruptos, eles usam os laranjas e se apossam das terras da União, a falta de vergonha na cara é muito grande, o trafico de influencia é um absurdo.
No entendimento do Ministério Público, as propostas pretendem unicamente desfigurar o Código Florestal em detrimento de interesses de determinados grupos econômicos.
"As mudanças contrariam totalmente a noção de sustentabilidade, do meio ambiente ecologicamente equilibrado como base de sustentação para a agricultura", disse o presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do Ministério Público do Paraná. "Considerando o cenário nacional e internacional, em que se discute maior proteção e reversão dos cenários críticos de devastação, não há como se permitir a alteração da legislação com vistas à diminuição da proteção", acrescentou.
Em que político votar? Eu realmente não sei! O Serra aparece ao lado do Luiz Henrique da Silveira se dizendo ambientalista. Ao lado de um cara que quando governador de Santa Catarina criou um Código de Meio Ambiente completamente irregular, e ainda peitou o ex-ministro Minc, é muita cara lavada do Serra, e a Dilma dando como certa a vitória no 1º turno já tinha alertado os “ruralistas” a banda podre, que corresse e votasse PL 6424/05, VAMOS TOLERAR ISSO ATE QUANDO. Ai me vem esse povo falar que não votariam na Marina porque ela não ia ganhar as eleições, que povo é esse que vota em LIXO e abandonam uma candidata comprometida com o povo carente e com o Ambiente?
Texto e foto Arturo- em 10/10/2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Assim vai continuar a festa:

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atuais e futuras segundo o Relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pelo WWF e lançado este ano em Genebra.
De acordo com o relatório, o planeta tem 11,4 bilhões de hectares de terra e espaço marinhos produtivos - ou 1,9 hectares de área produtiva per capita. Mas a humanidade está usando o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os grãos, peixes e crustáceos, carne e derivados, água e energia que consome. Cada um dos 6 bilhões de habitantes da Terra, portanto, usa uma área de 2,3 hectares. Essa área é a Pegada Ecológica de cada um. O fator de maior peso na composição da Pegada Ecológica hoje é a energia, sobretudo nos países mais desenvolvidos.
Não quero aqui mudar a opinião das pessoas. Fico analisando os políticos, o que essas pessoas pensam em relação ao meio ambiente? Eu realmente não entendo! Vejo o Lula tratar o Meio Ambiente de uma maneira simplória, sem o mínimo de responsabilidade, fala da Amazônia como se fosse o quintal da casa dele, isso é se ele tiver quintal em casa, na granja do torto eu sei que tem, mas ele não deve nem olhar, o cara não tem o mínimo de bom senso. Gente o Serra um cara político e mentiroso, a Dilma com aquele ar de arrogância, falando em políticas ambientais, eu não entendo isso. A polemica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu em Belo Monte no Para, que já dura mais de 20 anos, e, foi incluída no PAC e que a Dilma apóia sem conhecer nem mesmo o Rio Xingu, as populações ribeirinhas, os indígenas, a fauna e flora que sofrerão perdas irreparáveis.
Como ficam os projetos de combustíveis menos poluentes, a energia eólica, o bio diesel e outros? Sim já entendi, não existe verba do governo para pesquisas! Isso é uma verdadeira bagunça, um escândalo. O governo gosta é de bolsa família, cheque cidadão, vale gás, é isso. Tira-se a dignidade do homem! O homem precisa de trabalho, saúde, educação e respeito, e, não de gente arrogante que só pensa em poder, precisamos de gente no poder comprometida com o social e o crescimento sustentável.
Texto e fotografia: Arturo- em 29/09/2010

domingo, 5 de setembro de 2010

O CHÁ É SAÚDE, MAS NÃO ABANDONE O TRATAMENTO ALOPATICO

O chá é proveniente dos rebentos verdes e frescos da planta Camellia Sinensis, da família das Teáceas. Porém, também se designam como chás as infusões provenientes de outras plantas. Consoante o processo de fabrico que é utilizado, assim se obtêm os vários tipos de chá. Uma chávena de qualquer tipo de chá obtém-se colocando água a ferver sobre alguma substância, deixando ficar em contacto durante certo tempo para lhe extrair os princípios alimentícios ou medicamentosos.
As infusões de plantas são medicamentos naturais para tudo um pouco. As doenças que aliviam, combatem ou previnem são por isso as mais variadas: dores menstruais, doenças do aparelho digestivo, cefaleias, constipações, gripes, febre, afecções das vias respiratórias, cálculos renais, problemas do fígado, mau hálito, insónias, diarreia, etc.
OBS: Sobre o chá de amora Miúra tem um comentario no arquivo do Blog.
Abacate
Combate dores reumáticas, gota e funciona como diurético. Para dores de cabeça tomar 3 chávenas ao dia de chá das folhas do abacateiro (50 g para 1 litro de água).
Abóbora
A infusão de abóbora é expectorante, regulariza glicose e baixa o colesterol
Alcachofra
Para problemas hepáticos (fígado), cálculos na vesícula, constipações e gripes utilizar a folha e a raiz em chá.
Alecrim
Tem uma acção estimulante sobre a digestão e o pâncreas. É excitante, desinfectante e diurético. É bom para a anemia, asma, gripe, reumatismo, dores articulares, falta de apetite e tosse. Estimula a menstruação e expulsão de gases.
Utilizam-se as folhas em infusão, na dosagem de 1 colher (de chá) para 250ml de água. Não ferver, despejar a água sobre a erva e abafar. Tomar após as refeições
Alfazema
Alivia a tosse e bronquite. Tomar 4 chávenas por dia de chá das folhas de alfazema (30 gramas para 1 litro de água).
Para dores de cabeça, tomar 3 chávenas por dia.
Alho
O chá de alho é óptimo para diabetes, hipertensão arterial, colesterol, gota e constipações.
Avenca
Utilizam-se as folhas em infusão em casos de rouquidão, catarro e tosse.
Bétula Branca
As infusões de folhas secas têm funções preventivas de fortalecimento das defesas imunitárias.
Ferver 1 ou 2 colheres numa chávena de água. Deixar em infusão alguns minutos. Filtrar e beber duas chávenas por dia. A infusão de folhas quentes é ainda eficaz contra a febre.
Boldo
Planta originária do Chile, cujas folhas têm especial aplicação em doenças de fígado, pâncreas, estômago, rins e bexiga. Estimula ainda a digestão, evita cólicas, previne a icterícia, elimina o mau hálito e auxilia nas afecções bucais.
Utilizam-se 2 colheres (sopa) para um litro de água, pois possui um aroma forte. Tomar meio copo em jejum, após as refeições e antes de dormir.
Borragem
Propriedades diuréticas, expectorantes, e sudoríferas ao nitrato de potássio, cujo consumo aumenta a diurese e baixa a febre.
As infusões devem ser cuidadosamente filtradas para eliminar os pêlos irritantes da planta.
Calêndula
As infusões de calêndula ou malmequer são aconselhadas para estimular a secreção biliar, aliviar as dores de estômago, atenuar as consequências das úlceras do aparelho digestivo, aliviar as dores abdominais, prevenir as dores menstruais e no tratamento de afecções das vias respiratórias.
Deita-se 1-2 colheres de café de flores secas num litro de água a ferver. Deixar em infusão 10 minutos, filtrar e beber quente.
Camomila
As sua folhas tem sabor suave, sendo usadas tradicionalmente como calmante de cólicas e agitação infantil, náuseas e insónia. Combate a febre, a diarreia, perturbações estomacais, dispepsia, inflamações das vias urinárias, menstruações dolorosas, inflamações nos olhos (compressas), infecções da boca. É ainda usada em gripes, constipações e catarros, além de ser tónica.
Tomar uma infusão de 1 colher (chá) por cada chávena de água e tomar após as refeições e ao deitar.
Canela
Para dores de estômago toma uma infusão de canela. Leva o equivalente a uma chávena de água (250 ml) a ferver numa panela pequena. Verte de seguida a água quente para a chávena. Dissolve 5 gramas de pó de canela na água. Deixa repousar durante 10 minutos. Bebe morno, sempre que te apetecer.
Carqueja
Erva digestiva, indicada para diabéticos, em anemias, reumatismos e doenças venéreas. Melhora a circulação sanguínea, gripes, constipações, enfermidades do baço, bexiga e fígado, cálculos biliares, diarreias, febres e afecções do aparelho urinário.
Toma-se à vontade e usa-se para gargarejo, com 1 colher (sopa) por cada chávena de água.
Cáscara-Sagrada
É a casca de uma planta americana que exerce uma ação laxativa e restabelece o tónus natural dos intestinos. Indicada para substituir laxantes agressivos que provocam cólicas muito fortes, pois não apresenta a necessidade da utilização contínua e diária.
Castanha da Índia
Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorróidas, aumentando a resistência e tonificando as veias e artérias. Proporciona alívio da dor e do cansaço nas pernas. O efeito é percebido 15 a 30 minutos após a ingestão.
Cavalinha ou equisseto
Planta indicada para afecções dos rins, bexiga e próstata. Usar 10 g para 1 litro de água.
Em casos de hemorragias internas utilizar 30 a 40 g para 1 litro de água e tomar 4 a 5 chávenas por dia.
Para edemas generalizados usar 10 a 15 g para um litro de água, tomar 4 chávenas por dia.
Para inflamação nos olhos, fazer compressas com chá de cavalinha de 15 em 15 minutos.
A cavalinha tem ainda propriedades diuréticas e depurativas e é um potente remineralizante natural (rica em silício, enxofre, cálcio, potássio, ferro, manganésio, magnésio e sódio).
Coentro
Um infuso de 40g de grânulos fervidos num litro de água durante 10 minutos, tomado depois das refeições, facilita a digestão e atenua eventuais estados de torpor. É também útil em casos de aerofagia e meteorismo abdominal.
Um infuso idêntico, mas com 30 g de grânulos num litro de água, é coadjuvante em caso de febre.
Dente-de-Leão
Indicado para pessoas predispostas a cálculos biliares e problemas do fígado como hepatite, cirrose, icterícia e demais desordens do fígado e vesícula.
O sumo das folhas é um excelente diurético. Tomar 2 a 3 colheres de sumo por dia.
Erva-Cidreira
É um excelente calmante do sistema nervoso. É uma planta digestiva que combate insónias, asma, histerismo, cãibras estomacais e intestinais e auxilia a circulação.
Tomar uma infusão de 1 colher (sopa) de erva-cidreira numa chávena de água.
Para dores de cabeça usar toda a planta (40 gramas para 1 litro de água) e tomar 4 chávenas por dia.
Erva-Doce
Indicada para cólicas de bebés, aumenta a secreção láctea, combate os gases intestinais e o mau hálito. É uma planta digestiva, diurética, estimulante, refrescante e regulariza a menstruação e tonifica o estômago.
Tomar, após as refeições e ao deitar, 1 colher (chá) por cada chávena de água .
Espinheira-Santa
Normalizador das funções gastrintestinais, especialmente como protector contra úlcera gástrica. Paralisa rapidamente as fermentações gastrintestinais e alivia as dores provocadas pelas irritações gástricas. Tem ainda propriedades analgésicas, antissépticas, cicatrizantes e tónicas.
Tomar 3 a 4 chávenas por dia de uma infusão com 20g de folhas num litro de água .
Feijão Azuki
A infusão de feijão azuki é particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajuda também a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais.
Coloca uma chávena de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu (opcional). Adiciona quatro chávenas de água e deixe levantar fervura. Baixa a chama para o mínimo e deixa o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. Côa e bebe quente.
Para ajudar a dissolver cálculos renais, adiciona meia chávena de rábano, nabo ou rabanete ralados, no final da cozedura, após teres coado os feijões. Bebe o líquido, come os vegetais. Côa o líquido e bebe quente.
Funcho ou anis-doce
O infuso tem uma acção calmante e alivia inflamações, por exemplo dos olhos.
Em caso de tosse, utilizar uma infusão com uma colher de frutos de funcho pisados em 250 ml de água a ferver, durante 10 minutos e depois filtrar. Usar também em casos de dores de estômago e intestinais. Utilizado também para cólicas, gases e diarreia em crianças.
Na mulher, estimula a menstruação e a lactação.
O funcho é tóxico quando consumido em doses excessivas.
Gengibre
Indicado como auxiliar no tratamento da diabetes, dietas de emagrecimento e como tónico pancreático, óptimo anti-reumático e evita os enjoos nas viagens.
Referências:
http://www.e-macrobiotica.com/inc_artigos.htm
http://www.culturadohp.hpg.ig.com.br/saude_medicina.htm

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A velha e retrógrada Política Ambiental:

Que política Ambiental é essa! Vemos algumas pessoas fazendo política ambiental sem nenhuma meta, (projeto), é complicado entender esse tipo de trabalho que começa e para, não se da prosseguimento, nunca tem verba e quando tem é usada de maneira escusa absolutória, entra-se em uma comunidade, começa-se um trabalho de orientação ambiental, tentando conscientizar os moradores, comerciantes e principalmente as crianças, com palestras nas escolas, o que é fundamental, mas esse trabalho é por vezes só para promover políticas de interesse pessoal e, poucas vezes de interesse social.
Eu acho que as pessoas deveriam se preocupar mais com o meio ambiente eu conheço pessoas que não estão nem aí para o que esta acontecendo atualmente no nosso país e muito menos com o que esta acontecendo no mundo eu acho que é falta de conhecimento e de divulgação também é muito ruim saber que poucas pessoas se preocupam com uma coisa que deveria ser importante para todos nós o que esta acontecendo atualmente é só o começo e eu acho que é uma falta de respeito com si mesmo não se importar com o mundo no momento em que estamos vivendo agora. Espero que as pessoas percebam que se cada um fizer a sua parte tudo pode ser melhor,também espero que ainda sobre um pouco do que temos para as gerações futuras e gostaria também que outras pessoas deixassem recados comentando suas opiniões para ver se esse assunto entra de vez na vida das pessoas e não pensem que é exagero não, eu apenas digo o que penso,cada um tem sua opinião. As pessoas sérias estão tendo que agir praticamente sozinhas, sem o apoio da maquina publica, pois essa só age nas eleições com interesses escusos.
 Texto: Autor desconhecido.
Fonte: GOOGLE.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um Brasil que poucos conhecem até mesmo a história:

A partir de edital da SECULT, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, II EDITAL DE APOIO À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE NATUREZA MATERIAL, O Fórum Popular Pela Preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental de Senador Pompeu, juntamente com a Associação Comunitária do Sítio Barragem, sendo o Fórum entidade de caráter popular formada por diversas ONGs, pessoas físicas e Igreja Católica, representante da Secretaria de Cultura do Município, promoveu-se um mês de atividades no Município de Senador Pompeu, Estado do Ceará. Exemplo que pode ser seguido por qualquer Município brasileiro que queira preservar o seu patrimônio histórico material (prédios, documentos, etc.) e imaterial (valores, tradições, crenças, etc.). O tema de um mês de atividades foi: PROJETO CASARÕES EM FOCO – EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PELA ARTE.
Importante destacar que os casarões da Barragem de Senador Pompeu é um sítio de Valor Histórico, patrimônio material testemunha da Seca de 32, onde funcionou um Campo de concentração. ISSO MESMO UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO E BEM ANTES DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Era esse o nome: CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA BARRAGEM DO PATU. POPULARMENTE CHAMADO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU. Constituído por pessoas de várias partes do Estado do Ceará e do Nordeste brasileiro.
Milhares de pessoas foram aprisionadas, sem comida, sem assistência médicas, dizimadas por uma epidemia de cólera. Enterradas em valas coletivas, que hoje é um cemitério considerado campo santo, chamado de Cemitério das Almas da Barragem, que todos acreditam obrarem milagres. De onde advém rico patrimônio imaterial, todo alicerçado na fé e na cultura de religiosidade do povo nordestino.
Integraram-se ao projeto de educar para preservação do patrimônio material e imaterial, através da arte: Associação Comunitária do Sítio Barragem, que apresenta o projeto, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, Igreja Católica, Instituto Humaitá de Cidadania, Federação das Associações Comunitárias de Senador Pompeu (FAMSEP) e Instituto Casarão de Cultura e Cidadania, o artista e advogado Valdecy Alves, o militante cultural e diretor de teatro Fram Paulo e o Pároco local Padre Carlos Roberto, conta ainda com o apoio da Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes, entre outros.
Fonte: Texto Valdey Alves (http://www.valdecyalves.blogspot.com/)

Foto ilustrativa,

As controvércias sobre o desmatamento no Brasil:

Novos focos de queimadas foram registrados no Brasil neste ano, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O meteorologista Raffi Agop, do Inpe, explicou ao G1 que as áreas estão localizadas principalmente no sul do Tocantins e norte de Goiás, perto da divisa com Mato Grosso. Novos pontos de incêndio também surgiram no sul de Goiás e no Pará. Nesses locais, segundo Agop, o Inpe ainda não havia registrado focos de incêndio.
Entre as áreas citadas por Agop estão o Parque Nacional do Araguaia e a Serra Geral do Tocantins, que são unidades de conservação. “São pontos novos, que não queimavam há dez anos. O Tocantins, por exemplo, teve cerca de 4.200 focos neste ano contra pouco mais de 900 no ano passado. Do total no estado em 2010, 40% dos focos ocorreram dentro ou perto de unidades de conservação”, disse.
O Inpe ainda não estimou a extensão atingida e as causas dos novos incêndios. Porém, o meteorologista ressalta que, apesar das novas áreas, os pontos de incêndio diminuíram de maneira geral nos últimos anos. “O número tem caído por conta da queda no desmatamento e também pelo aumento na fiscalização das áreas de vegetação. No ano passado, a quantidade de queimadas foi bem menor também, pois choveu mais do que nos outros anos. Isso não é verdade! Foi o mesme que a Ministra de Meio Ambiente falou sobre o desmatamento, no mesmo texto podemos notar que as declarações são mentirosas, não da para entender um governo que fica protegendo latifundiarios criminosos, sabe-se que em grande parte são fazendeiros, politicos, Governadores, Deputados Senadores e até mesmo ex-Presidente da Republica. “Vamos votar”
A região Amazônica, por sua diversidade biológica, sua grande fonte de recursos naturais e por representar um ecossistema sensível ao equilíbrio do planeta é sistemática e constantemente monitorada través de imagens de sensoriamento remoto e técnicas de Processamento Digital com o intuito de observar os incrementos nas áreas de desmate e queimadas.
A Polícia Federal em parceria com o IBAMA e com o Governo do Estado através do IMAC vem executando a identificação dessas áreas e efetuando as sanções cabíveis para que sirvam de forma punitiva e educativa com o objetivo de prevenir os desflorestamentos e as queimadas ilegais.
Desde o dia 21/08 (sábado), equipes compostas de Policiais Federais, Fiscais do IBAMA, do IMAC e a Força Nacional trabalham diuturnamente em busca de queimadas ilegais e seus autores. As equipes percorrem dezenas de quilômetros por terra e pelo ar utilizando o helicóptero do Governo do Acre.
Desmatamento e queimadas são enquadrados como crimes ambientais e podem resultar em penas de até quatro anos de prisão. As atividades da Operação Floresta Viva III devem se estender enquanto durar o Estado de Alerta decretado pelo Governo local.
Fonte MMA - Fotos Arturo

quarta-feira, 7 de julho de 2010

MUITO TRISTE!

Entre a Rua Francisco Mendes e a Avenida Nilo Peçanha, na Praia do Forte, (orla) Cabo Frio, RJ foi transformado em verdadeiro canteiro de obras, na tentativa de conter o avanço, (transgressão) do mar e minimizar os seguidos efeitos da maré alta.

Não é preciso ser especialista para saber que o que estão fazendo é um erro, essas Pedrinhas só vão deixar a praia mais suja e possivelmente essa área ficará morta, sem turistas.
É a natureza reagindo a ação das mãos do homem… o mar apenas toma de volta o que a ele pertence!!!



O ambiente como tem sido tratado na região, sem nenhum estudo, mas com muita arrogância e sabedoria e interesse escuso, só poderia ter os desastres que presenciamos.
A ocupação desenfreada e desordenada, destruindo toda a forma de vida e recursos naturais para o benefício desta casta que se apossou da cidade em proveito financeiro, deu no que deu, fica aqui minha indignação.

Fotos: Arturo- em 04/07/2010