Seguidores

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

RESTINGA DE IQUIPARI/BIOMA DISTRUIDO, GANANCIA/IGNORANCIA...

EM 2011 começou  assim:
Restinga de Iquipari (O suportável em mim já estava no limite)
não vou comentar nada? Pois é, tenho que comentar algo sim! Essa gente não merece comentário algum e sim cadeia, já esgotei todas as minhas apelações, estão destruindo um bioma de fundamental importância para nosso povo e pena que até funcionário de prefeitura vende área de restinga, isso me deixa transtornado, quando acesso aquela área fico mesmo sem chão, acabou tudo ali, pura ganancia, aquilo não é um problema social, e sim roubo, bandidagem, derrubaram 90% da restinga ali, estão tomando posse e vendendo tudo, sou fiscal e ali já fui ameaçado, por pessoas portando arma de fogo, pessoas que são pagas pelos posseiros, comerciantes de restinga, essa barbaridade esta acabando com tudo que eu acreditava, eu continuo lutando, "existem culpados? claro! Eu sou o fiscal e tenho ferramentas de trabalho para coibir isso, não é mesmo"?
                                                RESTIGA É ISSO:

A restinga é um espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico. Esse tipo de vegetação também pode ser encontrado em praias, cordões arenosos, dunas e depressões em diversos estágios sucessionais existentes fora da restinga na parte interiorana do continente. A restinga também pode se formar nos estuários dos rios, pela deposição de sedimentos, dando origem à formação de rios ou assoreamentos.
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.1 2 As zonas entremarés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.3
Do ponto de vista da ecologia e da oceanografia, um estuário é uma região semi-fechada do oceano influenciada pelas descargas de água doce de terra, quer seja um ou mais rios, ou apenas da drenagem do continente.

Muitas vezes, usa-se a palavra estuário em contraposição ao delta, onde o rio se mistura com o mar através de vários canais ou braços do delta. No entanto, um delta pode considerar-se também uma região estuarina. Por outro lado, um "mar interior" como o Mar Báltico pode apresentar em toda a sua extensão as características de um estuário.

Há várias formas de estuários, determinadas não só pela geomorfologia da costa, mas também pelas características do(s) rio(s) e das massas de água oceânicas que ali se encontram. Uma destas formas é o rio.

Um aspecto muito importante é que, devido aos nutrientes que as águas de terra transportam, um estuário é geralmente uma região com elevada produtividade biológica. No entanto, devido a ser uma região semi-fechada, sofre particularmente os efeitos da poluição e pode transformar-se num deserto biológico.

 Fazenda Caruara. em São João da Barra é considerada a maior área de restinga do país, com o equivalente a 4.700 campos de futebol e conta com mais de 5 mil espécies de plantas e animais.
Arturo