Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tubalhau, um Contrassenso em Fernando de Noronha

Artigo de Protesto: Por Marcelo Szpilman *
Provocado por um e-mail revoltado da Ana Flavia Pantalena, associada do Projeto Tubarões no Brasil, resolvi expor o fato e compactuar com sua indignação.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é uma região especial, um paraíso brasileiro com o título de Patrimônio Mundial Natural concedido pela UNESCO. Dividido em duas unidades de conservação, um Parque Nacional Marinho e uma Área de Proteção Ambiental, Fernando de Noronha é um dos poucos lugares no Brasil onde todos os turistas pagam uma Taxa de Preservação Ambiental. Tudo isso para assegurar a proteção e preservação das espécies vegetais e animais, terrestres e marinhas. E, obviamente, os tubarões estão entre os animais marinhos mais famosos e requisitados de Noronha.
Tendo isso em mente, é possível, entre diversas outras atrações da ilha, passear de lancha com fundo transparente ou ser rebocado com o planasub, com o objetivo de ver tubarões, e assistir palestras educativas sobre esses curiosos animais. Além disso, pode-se conhecer o Museu do Tubarão, que apresenta suas estruturas, hábitos e características e está localizado numa enseada onde pequenos tubarões podem ser observados nos horários de maré cheia. Para completar o passeio, uma lojinha vende suvenires onde o tema principal não poderia ser outro senão o tubarão. Tudo muito interessante e operado pelo mesmo grupo responsável pelo restaurante (ao lado do museu) cuja especialidade é o Tubalhau, um bolinho de carne de tubarão salgada. O cardápio traz também a Tubalhoada e o Tuba Burger.
Ainda que eles aleguem que a carne do tubarão venha de fora da ilha, apesar da grande placa que anuncia o tubalhau como sendo o “bacalhau” de Fernando de Noronha dizer o contrário __ “pescado e processado artesanalmente em Fernando de Noronha”__, é um enorme contrassenso. As mesmas pessoas que proporcionam e incentivam o conhecimento e a desmitificação dos tubarões, e que tocam operações dependentes de sua existência (e sobrevivência), são as mesmas que proporcionam e incentivam o consumo dos tubarões.
É importante esclarecer que não há proibição legal para pescar e consumir tubarões. E a questão aqui tratada não é sobre posicionamento a favor ou contra. A questão é sobre oportunismo. As operações de esclarecimento e aproximação dos tubarões, que deveriam objetivar sua proteção e conservação nas águas de Fernando de Noronha, nada mais são do que chamarizes que conluem para um negócio que tem nos consumidores desavisados seu grande público.
Proteger os tubarões é proteger a vida, é proteger a nós mesmos!
Participe do ABAIXO-ASSINADO CONTRA O FINNING
Já passamos de 6.200 assinaturas, mas precisamos da sua ajuda para chegar a 10 mil. Envolva-se!
Assine acessando o link http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N5037
Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA)
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
Apoio FUN DIVE
*Marcelo Szpilman, Biólogo Marinho formado pela UFRJ, com Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros GUIA AQUALUNG DE PEIXES, AQUALUNG GUIDE TO FISHES, SERES MARINHOS PERIGOSOS, PEIXES MARINHOS DO BRASIL, e TUBARÕES NO BRASIL, e de várias matérias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo do Instituto. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA) e membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).
Fonte: Site: http://www.institutoaqualung.com.br

Nenhum comentário: