Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Batalhão Florestal sob Ameaça!

Batalhão Florestal sob Ameaça!
Rola um bochicho nos bastidores do Governo estadual que o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro está com os dias contados. A proposta que corre a sete chaves é transformar o Batalhão Florestal em uma coordenadoria subordinada ao Instituto Estadual do Ambiente para funcionar exclusivamente como força policial no interior das unidades de conservação (parques e reservas).

Criado em 1988 por decreto do então governador Moreira Franco, o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente chegou a ter cinco companhias no Estado do Rio de Janeiro: São Gonçalo (sede), Cachoeira de Macacu, Campos, Angra do Reis e Aperibé. Desse efetivo, as companhias de Angra dos Reis e Aperibé já foram desativadas.

Na contramão de Estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiânia, Mato Grosso e Paraná, que dispõem de vários Batalhões Florestais e dezenas de companhias, o Rio de Janeiro extingüiu duas companhias e remanejou seu efetivo florestal para unidades policiais no Maracanã, Rocinha e Morro do Alemão. Há rumores ainda que outros 190 homens do Batalhão Florestal serão transferidos para outros batalhões sem vínculo com a questão ambiental.

Com a palavra, o governador Sergio Cabral e os secretários estaduais José Mariano Beltrame (Segurança Pública) e Carlos Minc (Ambiente).

Atenciosamente,
Gerhard Sardo
Jornalista Analista e Ambiental


Siga Gerhard Sardo*
Site: http://gerhardsardo.com.br/
Blog: http://blogdogerhardsardo.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/gerhardsardo

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que se for uma coisa temporária não tem problema remanejar os policias para onde está mais necessitado. Mas é clero que terminada a urgência eles devem voltar para suas respectivas áreas.

meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

Visto que as áreas mais necessitadas de policiamento devem ser as mais prejudicadas, então São João da Barra deveria ser uma prioridade, nossa restinga vem sendo devastada e nem o IBAMA tem dado a devida importância, já fiz diversas denuncias, e como fiscal notifiquei e embarguei, diversas obras irregulares, mais o órgão competente que deveria agir, provocar judicialmente nem liga, é só bla bla bla, tenho que trabalhar sem nenhuma cobertura, sem respaldo nenhum e ainda passo por diversos constrangimentos, só vejo pessoas interessadas em promoção pessoal...