Seguidores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TIPOS DE FORMIGAS E COMO ENFRENTA-LAS

As formigas gostam muito disso!
 

 O principal desconforto com as formigas é provocado por nós mesmos, onde encontramos a maior parte dos formigueiros? Nos parques, ruas, calçadas, passarelas, nas vias publicas mesmo! São os papeis de balas, doces, picolés, resíduos de alimento, embalagens jogadas sem nenhuma precaução, então a culpa é nossa, temos que mudar nossas atitudes com o meio, é isso.
Os venenos usados para eliminar as formigas são muito agressivos, em geral se usa a formicida que é prejudicial aos outros insetos e animais, existe uma maneira bem eficaz de se aplicar a formicida, deixe um palito, esses de palitar os dentes- de molho em água e no dia seguinte passe no formicida e coloque no formigueiro e ponha uma pedra em cima, pronto o problema fica restrito ao formigueiro; abaixo veremos outras maneiras para lidar com elas!
Há milhares de espécies de formiga diferentes, mas as mais comuns são:
as formigas obreiras medem 4 a 5 mm e a rainha pode medir até 15 mm. As rainhas põem os ovos durante a Primavera em ninhos que geralmente fazem no solo ou, menos vulgarmente, em paredes de tijolo ou debaixo da casca das árvores. A formiga de jardim é atraída por alimentos doces e liberta feromonas para marcar um percurso que lhe permite voltar ao ninho e que conduz as outras formigas às fontes de alimento.
Formiga Faraó – as formigas obreiras medem 1,5 a 2 mm e a rainha entre 4 e 6 mm. Tanto as obreiras como a rainha são castanhas-amareladas. A formiga faraó provém dos trópicos e necessita de calor artificial para conseguir sobreviver e reproduzir-se. É mais comum encontrá-la em grandes edifícios aquecidos, como hospitais, hotéis e blocos de apartamentos. Como esta formiga se alimenta principalmente de alimentos em decomposição, é portadora dos germes com que entra em contacto nos locais onde se alimenta.
Formiga do Fogo - as obreiras medem 3 mm e a rainha até 6 mm. Estas formigas são castanhas-avermelhadas e vivem em colónias de 100.000 formigas ou mais. Cada colónia é liderada por uma rainha que deposita entre 150 e 200 ovos por dia. As formigas do fogo vivem em montículos de até 60 cm de altura que costumam construir em espaços abertos e soalheiros. As formigas do fogo ferretoam tanto animais como pessoas e a ferroada delas pode ser extremamente dolorosa.
Como manter as formigas afastadas
A maioria das formigas pretas ou de jardim apenas entra nas casas para procurar alimentos, sendo atraídas por substâncias doces ou muito viscosas. Faça o seguinte para garantir que não há alimentos disponíveis para elas em sua casa:
Tape sempre os alimentos – nunca se sabe por onde andaram as formigas antes de passearem por cima dos seus alimentos!
Limpe imediatamente todos os vestígios de alimentos ou líquidos que deixar cair.
Limpe as áreas que ficam debaixo dos eletrodomésticos de cozinha para remover todos os vestígios de alimentos.
Certifique-se de que todos os recipientes do lixo têm tampas que os vedam bem. Mantenha todos os resíduos alimentares bem fechados ou tapados.
Assim que os seus animais de estimação acabarem de comer, limpe tudo imediatamente para que não fiquem vestígios de alimentos.
Para ajudar a evitar que as formigas entrem em sua casa, vede todos os possíveis acessos, como fendas e orifícios nas portas e nos caixilhos das janelas.
Como ver-se livre de formigas
Existe uma grande variedade de produtos comerciais para amadores, que eliminam as formigas de jardim. Já uma infestação de formigas faraó ou formigas do fogo pode exigir a intervenção de um profissional de controle de pragas para garantir que não volte a ocorrer.
Fonte: Google, texto e foto- Arturo

Nenhum comentário: