Seguidores

segunda-feira, 6 de julho de 2009

LAGOA SALGADA, SÃO JOÃO DA BARRA, AÇU RJ

SÃO JOÃO DA BARRA- AÇU, RJ
A Lagoa Salgada (uma laguna hipersalina), ocupa uma área de cerca de 16 km2 e, localizada na região norte do estado do Rio de Janeiro, no litoral do município de Campos, próximo ao Cabo do São Tome, abriga as únicas ocorrências de estromatólitos carbonáticos colunares , domais , estratiformes , trombólitos e oncólitos da idade holocênica do Brasil, e provavelmente de toda a América do Sul. Os estromatólitos ocorrem em toda a extensão das bordas da lagoa, sobrepostos às areias marinhas, recobertos por solo ou submersos em períodos de cheia. Não foram encontrados estromatólitos no fundo da lagoa. Eles variam em espessura, ocorrendo como pequenos (cabeços), massivos biohermas e estromatólitos laterais contínuos. Apresentam estruturas colunares discretas na base, que se unem lateralmente em lâminas irregulares, resultando em superfície, uma forma dômica. A superfície externa dos estromatólitos é cimentados por calcita, calcita magnesiana e dolomita. Investigações ficológicas das amostras de água superficial da lagoa, esteiras microbianas e estromatólitos estratiformes demonstraram a ocorrência de dezenove espécies de cianofíceas pertencentes às famílias Chroococaceae, Dermocarapaceae, Entophysalidaceae, Hydrococcaceaeae, Mycroccystaceae, Oscillatoriaceae, Pleurocapsaceae, Rivulariaceae e Xenococcaseae, além de clorofíceas e crisofíceas. Muitas dessas cianofíceas suportam alta salinidade , pH alcalino, temperaturas elevadas e baixo teor de oxigênio e estão eventualmente participando na formação destes estromatólitos recentes na Lagoa Salgada. A idade máxima de estromatólitos ainda em crescimento, calculada na base de datações das conchas Anomalicardia em sedimentos associados, é de 3780 ± 170 anos AP.
O referido sítio abriga a única ocorrência de estromatólitos recentes do Brasil e, provavelmente, também da América do Sul. A sua importância geológica e paleontológica poderá ser comparada com as outras poucas ocorrências semelhantes em Shark Bay (Austrália) , Pink ou Spencer Lake (Austrália), Bahamas, Golfo Pérsico, Solar Lake (Israel ), Salt Lake (EUA) , Green Lake (EUA), Yellowstone National Park (EUA), Florida (EUA), Ilha de Hai-Nan (China) e Golfo do México, entre outros.
Essa tão abandonada lagoa encontra-se entre Campos dos Goytacazes e São João da Barra, Região norte do Estado do Rio de Janeiro.
A Lagoa Salgada encontra-se (21°54'10''S e 41°00'30''W) na região norte do Estado do Rio de Janeiro, no litoral do município de Campos, próximo ao Cabo do São Tomé, e faz parte do Complexo Deltaico do Rio Paraíba do Sul ( área total de cerca de 2500 km2 e ocupando parte da porção terrestre da Bacia do Campos). Está situada em uma planície arenosa formada por cristas praiais (Beach Ridges ) holocênicas, ao sul da Foz do rio Paraíba do Sul (Figura 1). A origem marinha destas areias é confirmada através de análise de foraminíferos, cujas formas encontradas evidenciam uma ligação aberta com o mar.
A partir do Rio de Janeiro, a Lagoa Salgada é atingida pela rodovia BR-101 (Rio de Janeiro–Campos – 280 km)
Fonte: GOOGLE

Nenhum comentário: