Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

Reformulação do Código Florestal

Reformulação do Código Florestal

Apesar de concordar que o Código Florestal Brasileiro é antigo e necessita de reformulações, é impossível concordar com os absurdos propostos pelo digníssimo Sr. Aldo Rebelo (PCdoB). Um dos itens propostos foi à redução da faixa de mata ciliar de 30 para 15 metros em cursos d’água de até 10 metros de largura. Vamos analisar este tópico em específico:
É fácil encontrar atualmente rios e córregos, diga-se de passagem, com menos de 10 metros de largura, com atividades chegando às margens do leito. Às margens mesmo, tanto construções, quanto várias formas de atividades, como agricultura, pecuária, enfim. Não é necessário procurar muito. Esporadicamente pode-se encontrar ainda mata ciliar nestes leitos, no entanto, a faixa marginal é bem menor / reduzida do que o estipulado pela lei nº 4771/65.
Se hoje, que o código florestal estabelece 30 metros, o limite NÃO É CUMPRIDO por muitos (digamos maioria), como ficaria com a redução para 15 metros? O pessoal irá literalmente adentrar o rio, assorear, aterrar, enfim?
De qualquer forma, eu não duvido!
A argumentação é que se necessita de maior área para o cultivo agrícola, tão imprescindível para o desenvolvimento do país. Questiona-se: O Cerrado brasileiro, em 2004, já havia perdido 57% de sua área total com o desmatamento e a estimativa é que esteja totalmente acabado em 2030. Não estamos falando apenas de perder um dos principais biomas do Brasil, mas também o local onde se encontra as nascentes dos principais rios do Brasil, como a bacia do São Francisco, o abastecimento do PANTANAL, e da bacia Amazônica, já que o bioma é considerado a caixa d’água de 1,5 mil cidades para 11 estados brasileiros.
Acredito sinceramente que não há desculpa plausível que justifique as alterações absurdas propostas para o código florestal e que há muitos alimentos sendo jogados fora, por apodrecimento, não faltando, portanto, terras para produzi-los. O que sobra muito hoje no país é a ganância dos que estão no topo da pirâmide social.

Problema Ambiental
Com o benefício dado pelo Governo Federal para compra de carros novos com IPI reduzido, a venda de carros atingiu
níveis históricos, agravando, além do problema da quantidade de emissões de gases para atmosfera, o descarte inadequado de pneus ao meio ambiente.
Os dois problemas podem causar danos gravíssimos tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. Por quê?
A grande quantidade de emissões atmosféricas provenientes da queima de combustíveis fósseis acumula-se, formando uma camada de poluentes de difícil dispersão causando o aquecimento global.
Por outro lado, com o aumento no uso de carros, aumenta o número de pneus que são trocados e dispostos irregularmente. Assim, quando chove, a água é acumulada, podendo provocar um dano social maior: A Dengue.
Fonte: regisllane@yahoo.com.br- www.cantinhodagestaoambiental.blogspot.com

Nenhum comentário: