Seguidores

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22/03/2012


Foz do Rio Paraiba do Sul-Atafona São João da Barra RJ
 O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 21 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras

TUDO ISSO DEPENDE DE NEGOCIATA-ISSO NÃO É CORRUPÇÃO?
últimas notícias

10h37Comissão da Câmara aprova projeto contra tatuados na Marinha e no Exército

10h17Corregedoria do CNJ fará pente-fino no TJ-RJ

08h21STF pode adiar julgamento sobre a Lei da Anistia

01h05Base aliada se junta à oposição e Lei Geral é adiada mais uma vez

19h55TCU aponta atraso em obras e estádios da Copa de 2014

17h59Votação da Lei da Copa é adiada para próxima semana e só sera aprovada se a nogociata do Código Florestal beneficiar os latifundiários.

17h23Alckmin vê 'omissão' da área federal no caso da bebida

17h01Mudar lei federal pode resolver caso da bebida, diz Aldo

Água/Mata Ciliar/Código Florestal - dependem das negociatas - vamos continuar votando?
Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
O que acontece sem a mata ciliar?
O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.
ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.
PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.
QUALIDADE DA ÁGUA
A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática.
IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS
Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.
O novo projeto do Código Florestal, as mudanças e projetos querem destruir a mata ciliar, procurem ver as emendas do ultimo relator, o Senador Luiz Henrique da Silveira.
Porque não existe uma Lei clara que obrigue nossos representantes cumprirem todos os projetos de campanha.
Triste, muito triste! Planeta ÁGUA.
Fonte: MMA/Arturo

Nenhum comentário: