Seguidores

quinta-feira, 27 de maio de 2010

FALANDO UM POUCO DO RIO PARAÍBA

Fotografia da Praia de Atafona, na foz do Rio Paraíba do Sul, notamos a coloração da água, barrenta (turva)das águas do rio paraíba encontrando o mar de Atafona (Pontal de Atafona), é lindo! merece uma reportagem do Jornal o Rebate que tem 78, anos de história, muito bom.
Para compreender a ligação entre o rio Paraíba do Sul, a lagoa Feia e o rio Guaxindiba, não basta recorrer à geologia, à hidrologia e à limnologia, todas elas áreas respeitáveis de saber. Cabe também – e principalmente – inserir o conjunto numa perspectiva histórica. Para as ciências da natureza, a história costuma ter apenas um valor ilustrativo. Geralmente, um capítulo de história é incluído nos estudos para enfeitar. Ressalto que a dimensão temporal traz uma inestimável contribuição explicativa. Numa abordagem multi, inter e transdisciplinar, ela não pode ser ignorada. Graças aos estudos históricos de geologia e hidrologia, podemos levantar as seguintes conclusões a título de tese:
1- O rio Paraíba do Sul formou a lagoa Feia e ajudou, juntamente com o mar, a construção da grande restinga que ele corta e que ampliou ligeiramente a foz do rio Guaxindiba.
2- As ligações entre os três sistemas permitem falar de uma grande zona deltaica originalmente com várias saídas para o mar, dentre elas, as do Guaxindiba, do Paraíba, das atuais lagoas de Grussaí e Iquipari, do rio Iguaçu (hoje lagoa do Açu) e da lagoa do Lagamar.
FOTO LAGOA DE GRUSSAÍ: EM 15/05/2010.
3- Pensando de forma complexa, a margem esquerda da foz do Paraíba se estende até a margem direita da foz do rio Guaxindiba, hoje roubada pelo canal Engenheiro Antonio Resende. A margem direita da foz do Paraíba deve ser estabelecida na extremidade oeste da lagoa da Ribeira, que, no passado, formava uma lagoa só com a Feia.
4- Assim, o divisor de águas do sistema Paraíba, em seu trecho final, à margem direita, é a lagoa da Ribeira. Pela margem esquerda, é o rio Guaxindiba. Os antigos sistemas hídricos de Manguinhos, Ilha, Buena, Tatagiba, Guriri e lagoas Doce e Salgada devem ficar na Região Hidrográfica da bacia do rio Itabapoana.
5- A RH 09 engloba o rio Paraíba do Sul a partir do município de Itaocara, os rios Pomba e Muriaé, seus afluentes pela margem esquerda, todo o conjunto da lagoa Feia, com os rios Imbé, Urubu, Preto, Ururaí, da Prata, Macabu e Guaxindiba, as lagoas de Cima, Feia, da Ribeira, do Açu, de Iquipari e de Grussaí, além das lagoas dentro de Região Hidrográfica 09.
FOTO LAGOA DE IQUIPARI: EM 16/05/2010.
alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5475959676272186098" />6- O comitê e a agência de bacia devem ser federais para o rio Paraíba e para a lagoa Feia. O Grupo de Ação Integrada é ilegal e deve ser extinto. Os governos federal, estadual (SERLA) e municipais, os pescadores, os ruralistas, as associações de moradores e de ambientalistas, as empresas usuárias de águas etc devem se unir para fortalecer o Consórcio do Baixo Paraíba.
FOTO LAGOA DO AÇU: EM 05/10/2009
7- No âmbito da RH 09, o rio Guaxindiba pode ter um subcomitê estadual. Poder-se-ia pensar o mesmo para os rios Macabu e Imbé, mas, no caso de ambos, deve prevalecer a orientação prática de integrantes da RH.
8- Embora sejam afluentes do Paraíba, os rios Piabanha e Grande correm inteiramente em território fluminense. Por esta razão, mereceram a condição de rios principais das RHs 04 e 07. Na mesma situação está o rio do Colégio. Ele flui totalmente no interior do Estado e desemboca no Paraíba pela margem direita. Desconhecido, mas importante, parece que ele ficou na RH 09. Deixa quieto.
Fonte: Jonal Rebate, fotos Arturo

Um comentário:

Anna D'Castro... disse...

Arturo, vim retribuir a visita e o comentário nas minhas 'Palavras Semente'... ao chegar aqui verifico que além de fiscalizar e das 'denúncias' sobre o meio ambiente, que o 'Homem' estraga e contamina, vc tb escreve mt bem. Parabéns pela boa esplanação dos assuntos e de dar a conhecer locais que não são 'frequentados'por muita gente.
Faço um 'pouquinho' de alerta para a natureza no meu blog *FLORES SELVAGENS*...poesia... SOS Natureza
http://floreselvagens.blogspot.com/
Tento colocar no meio à poesia, um pouco de Socorro para a natureza e o meio ambiente.
Se todos fizermos a 'nossa pequena parte' o "Mundo pula e avança... como bola colorida entre as mãos duma criança"...

Te convido a visitar as "Flores Selvagens"
E a gente se vai cruzando por essa natureza afora.
Um beijão
Anna D'Castro